Outubro na Leitura das Memórias: o valor da experiência e o prazer da boa alimentação

As sessões do projeto “Leitura das Memórias” deste mês tiveram como temas o Dia Internacional do Idoso e o Dia Mundial da Alimentação.

O dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso, será sempre uma data especial, pois destaca a importância dos mais velhos na sociedade, valorizando-os como fonte de conhecimento, experiência e sabedoria.

O técnico Jorge Abílio e a voluntária Conceição Santos, que levam o projeto Leitura das Memórias às IPSS do concelho de Arganil, desejaram aos utentes um Feliz Dia do Idoso.

No dia 16 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação, data assinalada em mais de 150 países em todo o mundo. A importância deste dia está em consciencializar a opinião pública para as questões relacionadas com a nutrição e a alimentação, alertando para os problemas sociais associados à alimentação, como a desnutrição, a fome e a pobreza, e recordando que todos os seres humanos têm direito à alimentação, conforme previsto na Constituição da República Portuguesa e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

As atividades realizadas ao longo do mês de outubro foram muito animadas. Foi desenvolvido um jogo didático sobre os alimentos, recordaram-se regras para uma alimentação saudável, evocaram-se provérbios populares sobre a alimentação, e os participantes nas sessões tiveram a oportunidade de folhear e explorar diversos livros relacionados com os temas abordados.
 
Houve ainda oportunidade de recordar e recolher várias receitas tradicionais, que nos fazem reviver os sabores típicos da região de Arganil e da Beira Serra — como o arroz de fressura, papa laberça, carolos, arroz-doce, broa, bola de sardinha e tigelada —, receitas essas que vieram adornar a “Árvore de Sabores” da Biblioteca Municipal. A iniciativa contou também com a participação dos utilizadores da Sala Jovem, permitindo um encontro entre gerações e a comparação entre receitas de antigamente e as atuais.

Na próxima semana o projeto “Leitura das Memórias” volta ao terreno, para como já é tradicional abordar o tema do S. Martinho, magusto e tradições associadas!



Assistência Folquense

Barril de Alva

Benfeita

Cepos

Cerdeira

Coja 1

Coja 2

Pombeiro da Beira

São Martinho da Cortiça

Santa Casa da Misericórdia de Arganil

Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova

Sarzedo

Secarias


Comentários