LEITURA DAS MEMÓRIAS EM FEVEREIRO

Diz a tradição “quer no começo quer no fundo”, em fevereiro vem o “Entrudo”.

Uma celebração popular marcada pela espontaneidade das populações nos festejos carnavalescos. Carnaval ou Entrudo são três dias de festas com grande concentração de divertimentos populares. Cada região brinca a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com os seus costumes.

“Carnaval é virar o mundo de pernas para o ar, mas tomar cuidado para não estragar. No carnaval pode fazer-se quase tudo até em vez de carnaval chamar-lhe… Entrudo!”

Na leitura do livro “Festas e Tradições Portuguesas” memorizámos que em fevereiro, no primeiro dia jejuarás, no segundo guardarás, terceiro dia, dia de S. Brás. O orago dos males da garganta com grandes romarias em diversos locais do nosso país.

Também relembramos o dia 2 de fevereiro, dia da Nossa Senhora das Candeias responsável pelo início ou términos do inverno.

Não foi esquecido o dia mundial da rádio (13 de fevereiro) como meio de contato regular e permanente como plataforma de divulgação artística, cultural, educacional e informativa.

Fevereiro é também o mês do amor, da amizade e dos afetos.

A 14 de fevereiro o planeta celebra o amor! O dia de S. Valentim. A história faz parte do imaginário e da simbologia do amor em muitas culturas orientais e ocidentais. Enquanto no Brasil o dia dos namorados é comemorado a 12 de junho, véspera de do dia de Santo António, santo casamenteiro, no hemisférico norte S. Valentim é comemorado no dia 14 de fevereiro, data da sua morte.


Sobre estes temas sugerimos a leitura de:

S. Valentim e o amor de Maria Leonarda Tavares

Costumes e tradições do Carnaval da vila de Coja

Festas e Tradições Portuguesas – fevereiro” e o “meu livro de máscaras”



Fica aqui um breve registo fotográfico destas sessões!
















Comentários