LEITURA DAS MEMÓRIAS EM FEVEREIRO: histórias, partilha e recordações

Após o encontro anual realizado a 3 de janeiro, retomamos as sessões mensais do projeto “Leitura das Memórias” com as instituições parceiras.

Nestas sessões, os nossos seniores recordaram uma antiga crença associada ao dia 2 de fevereiro, em que se assinala o Dia de Nossa Senhora das Candeias, da Luz, da Purificação ou da Candelária. De acordo com esta crença popular, "Se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir (sol), está o inverno para vir; se estiver a chorar (chuva), está o inverno a passar."

Foi igualmente evocado o dia de S. Brás, santo protetor das gargantas de crianças e adultos, celebrado a 3 de fevereiro, bem como as romarias que se realizavam neste dia.

Não nos esquecemos do Dia Mundial da Rádio, celebrado a 13 de fevereiro. Nesse dia, em 1946, a United Nations Radio emitiu, pela primeira vez, um programa de rádio em simultâneo para um grupo de seis países.

A rádio continua a ser uma companhia para muitos dos nossos séniores.

Aproveitámos para relembrar grandes vozes da rádio, alguns programas como os “discos pedidos”, e a importância que a rádio teve na Revolução do 25 de abril de 1974, com a audição das duas senhas, “E Depois do Adeus”, música de Paulo de Carvalho e “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso.


Amor, amizade e afetos não faltaram nas sessões de fevereiro, mês em que se celebra o Dia dos Namorados, também conhecido como dia de S. Valentim. A esse propósito sugerimos a leitura do texto “S. Valentim e o amor” da autoria de Leonarda Tavares, publicado n’A Comarca de Arganil nº 12096 de 12.02.2015. Recorremos às novas tecnologias para revisitar uma tradição portuguesa, oriunda de Vila Verde e conhecida como os "Lenços dos Namorados". Estes lenços eram bordados à mão com mensagens de amor e depois oferecidos pelas raparigas aos rapazes por quem se interessavam, como se de uma declaração de amor se tratasse. Em sinal de reciprocidade, o rapaz atava o lenço ao pescoço.

Foram, sem dúvida, sessões especiais, nas quais não faltaram a oportunidade de ouvir histórias, partilhar memórias e reviver momentos singulares.

Como é habitual, para mais tarde recordar, partilhamos o registo fotográfico das sessões deste mês!

Santa Casa da Misericórdia de Arganil

Assistência Folquense

Centro de Dia de Barril de Alva

Centro de Dia da Benfeita

Centro de Dia dos Cepos

Centro de Dia da Cerdeira e Moura da Serra

Centro Social e Paroquial de Côja 1

Centro Social e Paroquial de Côja 2

Pombeiro da Beira

São Martinho da Cortiça

Centro Social e Paroquial de Sarzedo

Centro de Dia de Secarias

Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova do Alva

Comentários