FIGURAS ENIGMÁTICAS – Memórias Vivas de Cá


No ano de 1932, mais propriamente em novembro é anunciado o “Grande Concurso de “A Comarca””.

Um “passatempo interessante e curioso, de compreensão fácil e de solução simplicíssima, oferecendo ainda as maiores vantagens”, entre as quais a atribuição de dezenas de prémios e libras em ouro para os 6 primeiros números sorteados. Assim aparece descrito o Grande Concurso que a Comarca lançava nesse ano.

Ao longo de 40 edições A Comarca de Arganil publicou uma gravura, acompanhada por uma quadra, a partir da qual os concorrentes tinham de descobrir na gravura a figura adivinhada. A seguir tinham de recortar a figura e colá-la na caderneta facultada para o efeito.

As cadernetas, depois de totalmente preenchidas eram entregues na administração d’A COMARCA DE ARGANIL, aos concorrentes que tivessem acertado na decifração de 30 ou mais gravuras, era entregue uma senha numerada para posterior sorteio e atribuição do respetivo prémio. A lista geral de prémios foi publicada na Comarca de Arganil n.º 2004, tendo o sorteio sido realizado no dia 24 de dezembro de 1933.

Curiosidade:

Sabia que o Prof. Adriano Matias, figura notável da sociedade Arganilense da altura, participou neste magnífico concurso, respondendo a algumas das figuras com versos da sua autoria numa compilação publicada n’A Comarca de Arganil n.º 1978, 1979 e 1980.

Veja os artigos originais na Hemeroteca no Portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil e tente, você mesmo, descobrir as figuras escondidas.

Comentários