Maio, dia das maias e dia da espiga…

No Mês de Maio no âmbito do projeto “leitura das memórias”, da responsabilidade da Biblioteca Municipal de Arganil, realizaram-se visitas a 13 IPSS do concelho, não apenas com o objetivo de promover o livro e a leitura, mas também para conversar e recolher testemunhos orais, sobre o passado de cada um, relacionados com as temáticas abordadas.

Nas sessões realizadas neste mês e aproveitando o dia 1 de maio, que para além de dia do trabalhador, é conhecido em Portugal como o Dia das Maias, falou-se desta tradição que ainda hoje é observada no nosso concelho. Na noite de 30 de abril para 1 de maio colocam-se nas portas ou nas janelas das casas flores amarelas de giesta como forma não só de celebrar o renascimento da vida vegetal, mas também para pedir proteção e fertilidade para a terra e para afastar os maus espíritos.

Outra tradição recordada neste mês foi a da espiga! O Dia da Espiga, também conhecido como Quinta-Feira da Ascensão era considerado “o dia mais santo do ano”. Segundo a tradição neste dia não se devia trabalhar, as pessoas partiam num passeio matinal pelos campos para colherem espigas, flores silvestres, tais como papoila e malmequeres, raminhos de oliveira, de alecrim e de videira, com os quais faziam depois um ramo. Tradicionalmente este é colocado em casa, atrás da porta principal, e fica lá todo o ano, até ser substituído no ano seguinte por um novo ramo.

O livro que serviu como ponto de partida para as sessões de Maio foi “Festas e tradições portuguesas – Maio”. Foram ainda realizadas pesquisas na internet com recurso a tablets no sentido de descobrir mais sobre as temáticas abordadas e em simultâneo familiarizar os idosos para o uso e as potencialidades das novas tecnologias.

Fica aqui um breve registo fotográfico destas sessões!

Assistência Folquense

Centro de Dia de S. Martinho da Cortiça

Centro de Dia das Secarias

Centro de Dia de Barril de Alva

Centro Social da Freguesia de Cepos

Centro Social e Paroquial da Benfeita

Centro Social e Paroquial de Côja - 1

Centro Social e Paroquial de Côja - 2

Centro Social e Paroquial do Sarzedo

Estrutura Residencial Cerdeira e Moura da Serra

Estrutura Residencial de Pombeiro da Beira

Santa Casa da Misericórdia de Arganil

Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova do Alva


Comentários