“Páscoa” foi o tema das sessões de abril

Em abril, através do projeto Leitura das Memórias, o técnico Jorge Abílio, da Biblioteca Municipal de Arganil, acompanhado pela voluntária Conceição Santos, levou às 13 instituições parceiras livros e conversas sobre a “Páscoa”

Partindo da leitura de alguns excertos recordou-se a Semana Santa, o significado do Domingo de Ramos, todo o simbolismo da Páscoa, algumas tradições das nossas aldeias, o folar, a lenda do folar e a história dos ovos da Páscoa.

A sugestão de leitura foi o livro de Jorge Barros e Soledade Martinho Costa “Festas e tradições portuguesas” – março e abril.


A utente Maria Olinda de S. Martinho da Cortiça, partilhou o seguinte ditado popular, relembrando-nos que é por esta altura do ano que aparecem os cucos nas zonas rurais:


“Entre março e abril

Ou cuco é morto

Ou não quer vir”


Os ditados e provérbios populares são expressões que importa recordar e preservar. Estes revelam muito sobre os usos e costumes da população, transmitindo em poucas palavras mensagens divertidas e singelas, constituindo assim um verdadeiro tesouro da nossa cultura.


Fica aqui um breve registo fotográfico destas sessões!

Assistência Folquense

Centro de Dia do Barril de Alva

Centro de Dia Secarias

Centro Social e Paroquial dos Cepos

Centro Social da Benfeita

Centro Social e Paroquial de Côja 1

Centro Social e Paroquial de Côja 2

Centro Social e Paroquial do Sarzedo

Centro de Dia da Cerdeira e Moura da Serra

Centro de Dia de São Martinho da Cortiça

Estrutura Residencial Divino Salvador de Pombeiro da Beira

Santa Casa da Misericórdia de Arganil

Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova do Alva


Comentários