MEMÓRIAS VIVAS de CÁ

 

Junho é o mês dos Santos Populares com festas e arraiais por todo o país nas noites de Santo António, de São João e de São Pedro.

Também no concelho de Arganil, em várias freguesias, se festejam os Santos Populares, com missas, bailaricos e fogueiras de rosmaninho, sendo o ponto alto dos festejos as tradicionais marchas populares.

No livro “Passeando pelas ruas de Coja” da autoria de José Eduardo Mendes Ferrão, lê-se o seguinte sobre a forma como são vividos os Santos Populares naquela freguesia:

“O dia de Santo António era principalmente comemorado com missa na sua capela. Na véspera de S. João, ao fim do dia, faziam-se na rua as fogueiras de rosmaninho que depois se saltavam em galhofa e às vezes havia missa na capela de S. João à praça. S. Pedro era dia de grandes festejos organizados por um grupo de mordomos e mordomas todos casados. (…) ”

Referências a estas e outras festividades no concelho de Arganil podem ser encontradas nas seguintes obras:

Piódão : aldeia histórica, presépio da Beira Serra : história, lendas e tradições de José Fontinha Pereira       Chãs D'Égua e os seus povos agregados : memórias de um povo José Fontinha Pereira       Sobral Gordo e sua história da Comissão de Melhoramentos de Sobral Gordo

Comentários